O secretário de Estado adjunto e da Educação, em conversa com a candidata presidencial Ana Gomes, diz que é preciso ver a escola “não apenas como espaço de aprendizagem, mas como espaço de protecção social”.
É lamentável que a sociedade restrinja a reflexão e o pensamento sobre a Educação a este nível de superficialidade, e nos encontremos, outra vez, a discutir a viabilidade de uma Escola aberta ou fechada, e com uma clara sentença generalizada de que o Ensino apenas o é, ou funciona, se for presencial.
Evitar o confinamento dos alunos mais novos pode ser uma forma de minimizar danos provocados pelo ensino à distância. Transição parcial para o ensino à distância está prevista desde o início do ano lectivo.
A Organização Mundial da Saúde defende que o fecho das escolas deve ser aplicado apenas a nível local, em áreas de elevada transmissão, de forma temporária e apenas como último recurso. Em causa estão as consequências sociais e pedagógicas que encerrar as escolas teria nas crianças em situações mais vulneráveis.